Olá! Hoje vamos entrar em um assunto muito importante e ao mesmo tempo inacreditavelmente descartado pela maioria das pessoas que buscam a tão sonhada liberdade financeira.
Achar que vai ficar rico sem ao menos ter clareza dos pontos abaixo, é o mesmo que querer voar sem ter asas, simplesmente impossível.
Então sem mais, vamos aprender quais são alguns dos pontos básicos primordiais para o sucesso, eles devem ser tão claros como água cristalina para você.
Não tenha pressa, não corra. Comece por esses, antes de se aventurar em seus investimentos.
1 – Comece pequeno, um passo de cada vez
Muitas pessoas que entram na Bolsa de Valores descobrem esse mundo de várias formas.
Seja através de bate papo com amigos (geralmente alucinados para ficarem ricos logo), seja através de sites prometendo horrores de retornos “enchendo os olhos”, através de gerentes e agentes autônomos que muitos fazem a cabeça do indivíduo para riqueza ou mesmo através de uma simples consulta no Google.
Independentemente de como você tenha descoberto a Bolsa de Valores, aí vai minha primeira dica valiosa: COMECE PEQUENO.
Humm… Não entendeu?
Vou repetir, COMECE PEQUENO.
Você precisa entender que no começo o mais importante é conhecer o terreno onde está pisando, e nada melhor do que entrar com um pé de cada vez.
Por exemplo… Quando você entra em um lago, você vai logo se jogando de cabeça nele?
Você sabe se é fundo o suficiente?
Tem ideia se a água está quente, fria ou congelando?
Conhece bem o terreno daquele lago? Sabe onde é fundo e onde é raso?
Acredite se quiser, mas a maioria que entra nos investimentos não pensa em nada disso, vão logo se jogando de cabeça pra ver no que dá.
Fazendo uma analogia é mais ou menos assim que a maioria entra na Bolsa de Valores…
Você sabe se é fundo o suficiente
UHHUUU Day Trade, Opções, 1000% de retorno em um dia, vou ficar ricooooo!!!
E é mais ou menos assim que a maioria termina…
Como assim? Achei que ia dar certo!
Existe uma estatística que não mente: A grande maioria das pessoas não fica nem 6 meses dentro da bolsa de valores, o que eu quero dizer é que:
A grande maioria das pessoas perdem tudo que tem ou desistem nos primeiros meses.
São simplesmente “varridos” do mercado.
Então meu caro, não seja igual à maioria perdedora, se quiser ganhar dinheiro precisa ir devagar até pegar o jeito, para poder dar passos maiores.
2 – Comece pelo mercado de ações
Vejo muita gente na Internet que antes mesmo de entender uma vírgula sobre investimentos e trading já vai logo para o mercado futuros, querem saber de Forex, saem fazendo day trade, operando mini dólar ou mini índice.
Vão de cara para os mercados mais agressivos. Querem operar com muito mais do que têm, alavancam tudo que podem.
Essas pessoas não entendem as questões básicas e já querem ir para mercados voláteis e agressivos, para tentar ganhar mais logo de cara.
Meu primeiro dia no mercado financeiro está tranquilo…
Isso tem total relação com a dica 1, nunca, eu disse nunca se deve operar mercados mais agressivos sem os conhecimentos básicos.
Antes de mais nada, antes de querer ter resultados mais expressivos, é quase obrigatório (na minha humilde opinião) aprender a dirigir em ruas mais calmas, como por exemplo, fazer algumas operações no mercado de ações, para ir pegando o jeito da coisa.
Ir entendendo como funciona, para que no futuro, ou seja, por exemplo para daqui 1 ou 2 anos de resultados consistentes no mercado de ações, começar a pensar na possibilidade de conhecer outro mercado, isso se quiser.
Muita gente depois de certa experiência, acaba conhecendo outros mercados, mas se identifica mesmo é com o mercado de ações e ficar por lá. Tudo ok.
Fazendo outra analogia, é como alguém que nunca montou em um cavalo, querer montar em um touro violento e querer ficar nele por muito tempo.
Não vai durar nem 2 segundos…
Olha só! No cavalo é muito fácil Daniel, veja eu já dominei a técnica!
3 – Comece pela compra
Quer começar de forma mais tranquila?
Além de começar pelo mercado de ações que é um mercado mais conservador comparado a outros de renda variável, comece somente comprando ações, nada de entrar em operações vendidas logo de cara.
Operações vendidas tem uma natureza mais difícil e caso esteja posicionado, terá que pagar taxas para o detentor das ações, porque quando você vende ações, você está alugando-as de alguém que as tem, e terá que pagar taxas para essas pessoas para poder usá-las.
Sendo assim, evite complexidades e complicações logo de cara.
Comece com a forma mais fácil de operar que é comprando ações e quando tiver mais habilidade você pode começar aos poucos a estudar e operar o lado vendido.
4 – Comece com pouco capital
Essa é uma dúvida muito comum…
Muitas pessoas sempre perguntam com quanto dinheiro devem começar a operar.
Se você nunca operou na vida e tem 100.000 mil reais para investir, meu conselho é simples:
Coloque 95.000 mil na renda fixa e opere somente com 5.000 mil, ou até menos, se achar muito de início.
Veja como você se sente operando com esse valor que você definiu.
Poxa Daniel, você não entendeu!
Eu tenho 100.000 MIL REAIS para investir na Bolsa!!
Para que eu vou usar só 5 mil?
Vou começar com o dinheiro do cafezinho… acho que está bom.
Entenda…
A questão não é essa, você poderia ter 10 Milhões para investir na Bolsa.
O problema é que se você nunca fez isso antes, é muito, mas muito provável mesmo que cometa erros no início da sua jornada, e esses erros podem te custar esses seus 100.000 mil reais, ficando com ZERO reais.
Portanto, minha dica valiosa é: Não importa quanto você tenha, logo de cara, comece com pouco.
5 – Comece mesmo sem estar “totalmente pronto”
Quase pronto, quase pronto…
EU mesmo já passei por isso, e resolvi comentar porque acho muito importante explicar.
No começo de minha carreira como Trader eu era muito inseguro porque realmente não sabia o que estava fazendo. Lia pilhas de livros antes de investir e com medo continuava lendo e lendo incansavelmente para tentar preencher um vazio de falta de confiança.
Depois de começar a operar, aprendi que esse sentimento na verdade é normal, a maioria das pessoas com medo de perder ou de se arriscar ficam meses ou anos estudando para tentar “saber tudo”.
O problema é que não importa o quanto você estude, quando estiver operando você nunca saberá o que pode acontecer no dia seguinte.
Trabalhar com mercado é lidar com o desconhecido, e você vai precisar aprender a se acostumar com essa sensação do “não saber”, se quiser ser um trader profissional.
Não estou falando que você não deva estudar nada, isso seria burrice também.
Apenas estou dizendo que após um certo tempo de estudo, que você tenha já absorvido certo conhecimento, você precisa dar seus primeiros passos.
Devagar, entre na água, não tenha medo de se molhar.
Quem quer se tornar um nadador, precisa por seus pés na água alguma hora, certo?
Fique tranquilo, o medo inicial é natural, tudo é uma questão de experiência, e a experiência vai te ajudar a se formar no assunto.
6 – Comece sem alavancagem
Muitos entram na Bolsa com o sonho de riqueza imediata, e descobrem, que através da alavancagem podem usar muito, mas muito mais dinheiro do que aquele que realmente possuem para tentar ganhar logo muito dinheiro e serem ricos e livres.
Vamos levantar um pouco mais de peso, ficarei forte mais rápido!
Sonho de muitos, realidade de poucos.
O problema é que quando começamos no mundo dos investimentos não conhecemos muito bem o percurso e descobertas vão acontecer durante o processo e o aprendizado. Isso será a coisa mais normal do mundo
Agora…
Imagine você descobrindo algo que nem imaginava e preenche errado sua boleta de compra e venda, operando com 500 Mil reais onde na realidade você tem apenas 5 mil na sua conta.
E então, de repente, você perde tudo!
Sorria diga X!
Eu não sabia dessa P***!!!
Pronto, você perdeu todo seu capital em questão de segundos, seus 5 mil, e por sorte não ficou devendo para a corretora antes dela fechar automaticamente sua posição.
Sim, a corretora se protege contra malucos. Afinal, ela não quer ver você devendo para ela, não é?
Ela é boazinha.
Sendo assim, vai com calma, não use em hipótese nenhuma a alavancagem antes mesmo de aprender o básico, você chegará lá, mas precisa ter calma.
7 – Comece sabendo onde quer entrar e sair de uma operação.
Muitas pessoas entram em operações todos os dias.
Mas poucas sabem o motivo que as fez entrar nas operações e muito menos quando vão querer sair das operações.
O Motivo é simples:
Falta de entendimento e de planejamento no mercado.
Entenda que toda e qualquer operação que você fizer no mercado de renda variável envolve risco, e você não vai querer descobrir que perdeu tudo que podia e mais um pouco por não entender quando sair de uma operação, certo?
Saber quando entrar ou sair de uma operação é essencial, isso é algo que deve ser estudado antes mesmo de começar a investir.
E aí, gostou das dicas valiosas? Comente abaixo.