A Lei da Oferta e Demanda também chamada de Lei da Oferta e Procura – é uma lei da economia clássica, criada por Adam Smith.
Essa lei busca explicar como funciona um mercado: o que determina o preço e a quantidade de um produto no mercado.
Antes de tudo, precisamos entender o que significa falar em mercado.
Basicamente, mercado é como se denomina um grupo de compradores e vendedores de determinado bem ou serviço.

Simples: Imagine uma feira de rua

A oferta significa a quantidade que os vendedores querem e estão dispostos a vender um produto, portanto, a oferta é determinada então pelos vendedores. Ela pode ser influenciada pelos insumos, tecnologias, custos de produção, etc.
Já a demanda se refere à quantidade que os consumidores querem e estão dispostos a pagar, ou seja, comprar determinado bem, ou seja, a demanda é determinada pelos consumidores. Ela pode ser influenciada pela renda dos cidadãos, preços, produtos similares, substitutos, entre diversos outros exemplos.
Exemplos práticos no dia a dia
Motoristas que vão aos postos muito ansiosos por combustível barato é um efeito que influencia e é apenas um dentre muitos possíveis exemplos de como o mercado se comporta dependendo da oferta e da demanda.
Essa “entidade” está em permanente movimento e, por isso, os breves períodos de estabilidade sofrem abalos, fazendo a balança da oferta e da demanda pender para um lado ou para o outro.
O desequilíbrio é facilmente gerado pela quantidade de influências que pode ocorrer em cima de um mercado.
Por que é importante o investidor conhecer o conceito?

Conforme vimos, a lei da oferta e demanda influencia em diversos momentos da sua vida assim como nos investimentos na bolsa.
Por isso, é muito importante conhecer o conceito e entender como ele pode influenciar nas suas escolhas.
Assim, com esse entendimento é possível reduzir os riscos nos investimentos.
Também tenha em mente também que o mercado costuma ser imprevisível. Então, em momentos mais difíceis uma ideia é diversificar a carteira, mesclando com renda fixa e variável, por exemplo, como uma forma de proteger seu patrimônio.
Agora você entende como funciona a lei da oferta e demanda e qual é a relação dela com os investimentos.
Aproveite as informações para agir com segurança na hora de alocar seus recursos!
Quando se trata de investir, a lei da oferta e demanda precisa ser sempre levada a sério, já que ela é a maior geradora de oportunidades e, também de riscos.
Gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.