Olá! Você gosta de doces!? Pode apostar que muitas crianças sim!
Hummmm, é doce mesmo!
Hoje estou aqui para falar sobre uma experiência fantástica que fizeram entre o final de 1960 e o começo 1970 pelo psicólogo Walter Mischel, um professor da Universidade de Stanford.
A brincadeira era muito simples, feita com criancinhas inocentes onde colocavam cada criança, uma de cada vez sozinha em uma sala, e na frente dela um lindo e delicioso MarshMallow, sabe aquele bem açucarado e que brilha!?
Hummmm….
Então esse mesmo. 😉
Só que antes da moça sair da sala, ela deixava bem claro para a criança, quais eram as regras:
“Olha só: Se você esperar eu voltar para essa sala e não comer esse MarshMallow delicioso que está bem aí na sua frente, eu te darei mais um MarshMallow assim que chegar, ou senão quiser outro pode comer esse mesmo, mas só terá esse e pronto.”
A partir daí a moça saia da sala, fechava a porta e você começava a ver cada criança se mordendo, se debatendo, ficando maluca e suando de vontade de comer aquele lindo doce.
Olha que brincadeira divertida!
Olha só a minha cara de alegria com essa brincadeira.
Assim, algumas cheiravam o MarshMallow, e devolviam para o lugar…, logo depois quase colocavam na boca e se seguravam devolvendo para o mesmo local.
O tempo passava e passava para elas e nada da tia do doce voltar…
Parecia uma tortura. ☹
Obviamente durante esse tempo, muitas não aguentaram e mandaram ver, pensaram assim:
“Essa tia aí está de sacanagem, ela não vai voltar não, eu vou é comer logo!”
E então muitas crianças comeram os doces, mas algumas seguraram firme até não poder mais… mesmo morrendo de vontade, aguentaram até o fim!
Assim… 15 minutos depois (quase uma eternidade para elas) a tia chegava na sala e verificava se o doce ainda estava lá, e se estivesse elas ganhavam o prêmio.
“Parabéns!! Você não comeu, toma aqui seu segundo delicioso MarshMallow!”
Ai a criança mandava os dois para dentro da boca o quanto antes! 😊
O que essas crianças mal sabiam, é que tudo isso ia além de uma simples brincadeira de “passar vontade” …
Esse se tornou o famoso Experimento do Marshmallow! onde o objetivo, acabou se tornando uma descoberta!
As crianças que eram capazes de esperar por mais tempo que as outras pela recompensa, apresentavam tendências a terem mais sucesso em suas vidas, seja profissional, pessoal, em seus relacionamentos, ou seja, no geral.
Isso envolvia notas das escolas, índice de massa corporal e vários outros parâmetros de medicação.
E mais, além de tudo isso, esse experimento mostrava claramente a questão do autocontrole e da gratificação tardia, no inglês Delayed Gratification, que significa ter paciência e resistir à tentação de algo na sua frente, em troca de uma recompensa a longo prazo.
Não tenha dúvida que esse tipo de experimento pode ser aplicado sem sombra de dúvidas na vida adulta também.
Muitas vezes na vida, não temos aquela paciência de esperar.
Por exemplo, quantas vezes acabamos comprando coisas que nem precisávamos, pelo simples fato da falta de paciência, por querer ter uma satisfação instantânea ao invés de esperar por algo melhor a longo prazo?
Você se identifica com alguma coisa do seu cotidiano que reflita isso? 😊
Tá Daniel, legal saber dessas criancinhas bonitas que comem doces e tudo mais, mas… o que que MarshMallows tem a ver com a Bolsa de Valores?
Esse experimento mostra claramente nossos interesses, pois sabemos muitas vezes como é difícil ter paciência para certas coisas na vida que queremos.
Também aprendemos que se soubermos esperar mais, conseguimos coisas melhores no futuro, por exemplo, quando entende que se você se auto controlar com sua alimentação futuramente isso vai te trazer mais saúde, e consequentemente, um corpo mais bonito.
…ou quando você sabe que precisa ter auto controle em relação as suas finanças para não chegar ao final do ano, e ver que está com a sua conta zerada ou negativa.
Imagine só quando você quer muito fazer aquela viagem para o exterior e sabe que precisa ter paciência e auto controle com suas decisões, para que no final essa viagem possa ser realizada.
Se você parar para pensar, posso dar diversos exemplos na qual esse simples experimento, que parece algo bobo, mas que não tem nada de bobo, se encaixa.
Ainda mais, no mercado financeiro que não poderia ser diferente…
Na Bolsa pensar a longo prazo é essencial!
Quando estipulamos nossas regras, o fator paciência vai contar e muito em nossos resultados, se você entra em uma operação e tem paciência de esperar aquela operação se prolongar a seu favor, depois de um bom tempo ela pode te dar um excelente lucro.
Se ao invés de esperar, você ficar ansioso para sair logo da operação e colocar o que já ganhou no bolso pode ficar com muito menos no final.
Entenda que é como se você quisesse comer antes o MarshMallow ao invés de esperar a tia do doce voltar, no caso se Bolsa de Valores te premiasse com mais MarshMallows, percebe? 😊
Pense a respeito dessa experiência, e se caso você já opere na Bolsa e ainda não tem bons resultados, reflita a respeito disso.
Saiba que na Bolsa de Valores você ganha muito mais dinheiro esperando, uma vez que está em uma operação vencedora do que saindo logo, com um pouquinho no bolso.
E aí, vai aguardar para ganhar mais ou quer agora?
Você quem decide.
Ah, se estiver afim de ver o experimento feito com as crianças segue o vídeo abaixo:
(Fonte: Ignitermedia)
Obrigado!
Gostou da Matéria? Se gostou do post, por favor, deixe um comentário abaixo.
Leia também: Será que Dinheiro realmente é sinônimo de Felicidade?
Link permanente
Muito bom este site, fizeram um ótimo trabalho.
Parabéns!!!
Link permanente
Muito obrigado Souza! Fico muito contente que gostou. Estaremos adicionando cada vez mais material de muita qualidade para ajudar a todos que querem aprender cada vez mais sobre o mundo dos investimentos. Obrigado!