A lição de hoje vai ser um tanto controversa e pode irritar alguns. Quero desmascarar muitas das informações às quais você provavelmente foi exposto até agora em sua jornada de negociação.
O trader médio ou iniciante fica andando por um labirinto confuso e conflitante de informações de várias fontes, por exemplo: blogs, fóruns, sites de corretores, livros, e-books, cursos e vídeos do YouTube….
Com todos esses recursos de aprendizado disponíveis, naturalmente haverá algumas informações muito boas e infelizmente também muita desinformação, ai vem a pergunta: qual informação é boa e qual informação não é?
Não vou falar que há uma maneira de um aspirante a trader filtrar esse mar gigante de informações composto por todos esses recursos e mentores por aí, porque simplesmente não há. Só um trader profissional com 10.000 horas de experiência pode ter uma chance de descobrir o bom do ruim e o válido do inválido.
No entanto, você, o trader iniciante ou intermediário, simplesmente não possuirá essa capacidade de filtragem ainda, então vamos lá!
Tornando-se ‘não mediano’
Como Traders, cedemos aos nossos sentimentos instintivos de confiabilidade social com base no que vemos e ouvimos, muitas vezes em nosso extremo detrimento. Muitas vezes tendemos a dar um salto de fé com nossos mentores e temos o hábito de levar as coisas que nos dizem pelo valor nominal. Queremos nos apegar a informações que ressoem conosco e façam sentido para nós, especialmente se forem fornecidas por uma fonte familiar que conhecemos e confiamos.
O ‘cérebro do trader médio’ está sempre procurando um atalho por causa do desejo irresistível de ganhar dinheiro e ser livre.
O cérebro quer obter um resultado vencedor agora com o mínimo de esforço possível.
Se você quiser se tornar um profissional ou investidor profissional, sugiro que faça tudo o que puder para evitar pensar com o “cérebro do trader mediano” e começar a ser “não-médio”. Isso significa tornar-se muito mais consciente, pensar mais fora da caixa e questionar e filtrar as informações que você lê e assiste.
Isso agora levanta a questão óbvia… como você sabe que o que estou prestes a escrever nesta lição é realmente válido e factual? Como você pode realmente ter certeza?
A verdade é que a menos que você me siga e meus posts neste blog por um longo tempo e me conheça e conheça meu trabalho, então você não pode realmente ter certeza, e eu não espero que você simplesmente acredite no valor de cara.
Se você precisar voltar e reler esta lição em algumas semanas, ou alguns meses, ou alguns anos, depois de descobrir que sou alguém que vale a pena ouvir sobre negociação OU que sou alguém que não vale a pena ouvir sobre negociação, então que assim seja.
Portanto, com um grau de ceticismo saudável, peço que você considere a lista abaixo de segredos esclarecedores que os traders profissionais e a indústria de trading não querem que você conheça ou entenda. Espero que ajude…
DayTrade funciona sim, mas é pra muito poucos mesmo, dá pra contar nos dedos.
A internet está cheia de marketing tentando convencer as pessoas de que a definição de trader é uma pessoa que passa o dia todo negociando ativamente dentro e fora do mercado a curto prazo, enquanto vive o estilo de vida de um milionário de Wall St.
Há uma vontade séria na indústria para levar essa história às massas, e tem funcionado há décadas.
Não estou dizendo que funcione, mas 99,9% das pessoas que tentam esse estilo de negociação ou tentam viver de acordo com o típico estereótipo de day trader vão falhar e talvez até se prejudicar financeiramente ou mentalmente. Assistir a uma tela o dia todo e procurar negócios constantemente é o equivalente a um jogador compulsivo jogando roleta em um cassino.
Os traders bem-sucedidos que conheço (inclusive eu) estão olhando para prazos mais altos e horizontes de tempo mais longos (prazos de gráfico de no mínimo 2 horas e prazos de gráfico predominantemente diários).
Eles não têm restrições sobre por quanto tempo desejam manter uma negociação e tendem a deixar que as negociações os encontrem.
Os profissionais que eu conheço não fazem day trade , não assistem telas o dia todo, não procuram trades constantemente. Eles normalmente se enquadram na categoria de trader de swing trader de tendência ou trader de posição.
O paradoxo óbvio e a realidade conflitante na ‘história do day trader’ são descaradamente óbvios. Pense: Como um trader que está constantemente olhando para uma tela e negociando constantemente tem tempo para aproveitar sua vida e viver o estilo de vida?
Aqui estão alguns pontos a considerar que trabalham contra o chamado ‘day trader’:
- Quanto menor o período de tempo, mais ruído e movimento aleatório de preços haverá, aumentando assim sua chance de simplesmente ser impedido de sair da negociação.
- Seu “edge” tem uma chance maior de produzir um resultado para você se você não estiver negociando dentro do ruído intradiário.
- Comissões e spreads comem sua conta, então quanto mais você negocia, mais você perde nos custos da plataforma do corretor.
- As relações risco-recompensa não são relativas em prazos mais curtos e mais longos. A volatilidade média estatística em diferentes períodos de tempo, bem como a dinâmica natural do mercado, desempenham um papel importante nisso. Há muito mais peso por trás dos prazos mais altos do que dos prazos mais baixos.
- Grandes negociações levam tempo porque o mercado se move mais devagar do que a maioria das pessoas imagina. Negociar nos prazos mais altos e manter negociações por períodos de tempo mais longos oferecerá a você maiores oportunidades de ver as negociações amadurecerem e se tornarem grandes vencedores. No entanto, prazos mais curtos não oferecem essa mesma oportunidade com muita frequência.
Comissões, Spreads e Swaps acabam com seus lucros
Mencionei brevemente os custos ocultos da negociação acima. Nem sempre é óbvio para o trader iniciante que, isso é um problema. Se você está negociando no daytrade, isso vai aumentar extremamente rapidamente e consumir sua conta (a palavra da indústria para isso é ‘churn’).
Cada lição que pareço escrever neste blog é sobre os benefícios de negociar com menos frequência, negociar prazos diários, desacelerar tudo, deixar que as negociações demorem para acontecer.
Market Makers nem sempre são uma coisa ruim, e nós também precisamos deles
Um banco, uma instituição, um corretor ou um provedor de preços de liquidez são as contrapartes que assumem o outro lado da negociação quando é um ‘mercado de balcão’, como FX e CFDs.
Você sabia que os bancos também são formadores de mercado?
É incrível quanto respeito e crédito é dado aos bancos, pois eles são apenas corretores muito grandes no final do dia. Não há nada de errado com corretores respeitáveis que fazem um mercado e não enviam todos os negócios para um banco.
Pense nisso por um momento…
Parece que julgamos os corretores por serem formadores de mercado, mas se eles enviam sua negociação para um banco ou grande instituição, eles estão apenas enviando para um criador de mercado!
Este é realmente um equívoco enorme. Na verdade, o que você não sabe é que muitas vezes você terá um preço melhor e uma melhor experiência com esse tipo de provedor.
Isso pressupõe que a corretora seja respeitável, tenha escritórios internacionais e uma base global de clientes (regulamentada) e, após seus próprios testes, esteja oferecendo boa execução de ordens e boas condições de negociação.
Outros benefícios dos Market Makers:
- Você pode negociar tamanhos de lote muito pequenos, enquanto não pode se for direto aos bancos.
- Muitas vezes, você obterá spreads mais apertados/melhores.
- Muitas vezes, você experimentará uma melhor execução de pedidos e velocidade de execução (melhor preço de preenchimento em pedidos)
- O corretor geralmente está assumindo menos riscos ao fazer um mercado, na verdade há mais custos e muito mais risco de balanço enviando todas as negociações para os bancos . Na verdade, é por isso que alguns corretores de varejo sobreviveram à crise do Swiss Bank em 2015 e outros não, tudo se resumia ao modelo de corretagem que estavam operando.
Trading é simples, MAS não é realmente fácil
Se você realmente acha que a negociação é um esquema rápido para ficar rico, então você provavelmente deveria deixar este blog agora e nunca mais voltar.
Se você acredita no trabalho árduo, no estudo contínuo e no aprendizado através da experiência de vida e da escola das dificuldades, fique por aqui e continue lendo.
Encontrar e colocar trades é realmente um processo bastante simples, uma vez que você tenha um plano de negociação em vigor e tenha dominado sua estratégia de negociação, MAS NÃO é de forma alguma uma atividade ‘fácil’ de gerenciar no dia-a-dia.
Os humanos não evoluíram para sentar na frente das telas e olhar para as barras de preços e apostar dinheiro nessas barras de preços subindo ou descendo. Na realidade, é provavelmente uma das coisas mais distantes do que os humanos foram projetados para fazer.
Nossa mente luta com a montanha-russa emocional que inevitavelmente nos mantém em resgate em quase todos os preços, todas as entradas ou saídas comerciais e todas as decisões comerciais que tomamos.
A menos que aprendamos a dominar essa emoção e implementemos uma “disciplina militar doentia”, estaremos praticamente ferrados como traders ou investidores.
Mesmo depois de 10 ou 20 anos nas trincheiras, negociar nem um jogo esportivo profissional será uma experiência fácil para o ser humano médio.
O jogo pode ser simples, mas fazê-lo nunca é ‘fácil’. Como acontece com qualquer coisa que ganhe muito dinheiro ou produza um resultado de mudança de vida, a negociação não será fácil e há barreiras à entrada, tanto mental quanto financeiramente.
Robôs de negociação e EAs geralmente não funcionam
Ainda estou para ver um único EA (robô consultor especialista para MetaTrader) ou sistema de negociação automatizado ganhar dinheiro de forma consistente. Sistemas de negociação automatizados e robôs em plataformas de negociação de varejo raramente funcionam por um longo período de tempo.
Esta não é uma opinião é apenas as estatísticas da indústria.
Eles dizem que apenas 5 a 10% dos traders são bem-sucedidos e, com robôs/sistemas, é uma porcentagem ainda menor de sucesso.
Infelizmente, alguns dos robôs de negociação/EAs mais populares estão usando técnicas terríveis de gerenciamento de dinheiro (alguns até usam martingale, dobrando as posições quando perdem), o que acaba levando a um rebaixamento maciço da conta de negociação quando o sistema experimenta uma série de perdas
As técnicas de vendas com robôs/EAs automatizados são de longe alguns dos piores tipos de marketing já vistos na internet. Estamos falando de coisas fraudulentas descaradas, mentiras totais, total bullshit.
Claro, alguns robôs/EAs ganham dinheiro e sempre haverá alguns que o fazem, mas as chances são de você não negociar o que foi programado por um cientista geek da NASA, porque aquele geek cientista da NASA não vai dar um robô que faz dinheiro automático. Os EAs são a ferramenta favorita de um corretor porque eles mudam a conta de um cliente constantemente, aumentando a comissão de negociação e espalhando a receita, muito além de qualquer outro tipo de cliente.
Mais uma coisa aqui, nunca envie seu dinheiro para um corretor ou pessoa que queira negociar em EA ou sistema automatizado para você, você não receberá seu dinheiro de volta 99% das vezes.
Se você for operar um EA, sempre mantenha o controle total e observe-o como um falcão.
Cuidado com aqueles que lhe vendem ‘Atalhos’
Muitos cursos, sistemas e estratégias de negociação são comercializados para aspirantes a traders que afirmam ser capazes de ensiná-los a imprimir dinheiro, deixar o emprego e mudar de vida.
Com a popularidade do Instagram, Facebook e outros canais de mídia social, essa tática de marketing está se tornando uma tática mais prevalente e mais eficaz para atrair traders e aproveitar sua ganância interior e o desejo obsessivo do cérebro de encontrar o atalho para obter um resultado (mencionado anteriormente).
Quando eu era mais jovem e ingênuo, também fui vítima dessas armadilhas, então não se martirize muito se isso já aconteceu com você.
É importante que você não confie em ninguém que lhe promete qualquer tipo de resultado financeiro ou retorno, se o fizer, corra na outra direção.
É um verdadeiro campo minado lá fora e às vezes você não terá a sorte de sair do outro lado de uma experiência como essa intacto. Algumas das histórias que ouço sobre traders gastando enormes quantias de dinheiro com os chamados especialistas, tanto comprando cursos quanto investindo em contas gerenciadas com esses traders, são aterrorizantes e totalmente tristes. Não se meta nisso!
Claro que eu entendo que você provavelmente está pensando agora “Ei, você não vende um curso de negociação ?”, e minha resposta é sim, e não, definitivamente não sou capaz de escapar do estigma de vender algo, mas em um mundo capitalista eu simplesmente tenho que cobrar algo por todo o tempo que gasto compondo materiais educacionais, e respondendo a todos os seus e-mails todos os dias :).
A principal diferença aqui é que não me envolvo em táticas de marketing enganosas e exageradas, e não faço promessas financeiras ou tento enganar as pessoas sobre as realidades da negociação.
Se você vai encontrar um mentor ou recurso de informação, você precisa ser muito seletivo e deve filtrar as pessoas com base no quanto elas farão por você de graça, em oposição ao que elas prometem fazer por dinheiro mais tarde.
Na verdade, comecei este blog de negociação puramente como um projeto de paixão para compartilhar minhas ideias e conhecer outros traders. Nunca tive a intenção de cobrar por nada (e é por isso que muitas informações ainda estão disponíveis gratuitamente para todos). Sempre foi minha esperança que eu e este blog ofereçamos a traders aspirantes como você o equilíbrio certo de informações gratuitas e pagas, além de agregar valor genuíno à sua vida.
Mesmo os melhores mentores não são suficientes
Você está aqui para aprender sobre negociação com um trader profissional, por isso pode decepcioná-lo ouvir de mim a verdade sincera de que eu, nem qualquer mentor ou curso de negociação, tem a capacidade de torná-lo um trader consistentemente lucrativo e mudar sua vida.
Mesmo se eu o armar com a melhor estratégia de negociação conhecida pelo homem, e mesmo se eu provar que funcionou 7 vezes em 10, simplesmente não será suficiente.
Esse tipo de pensamento é um sonho, é completamente irreal e se você ainda está pensando assim depois de ler alguns livros e cursos e depois de experimentar negociações do mundo real em uma conta real, você precisa verificar sua cabeça.
Se você está no mercado de negociação há algum tempo e comprou cursos ou livros, provavelmente já sabe que esses produtos/serviços (incluindo o meu) podem realmente ajudá-lo imensamente, acelerando seu conhecimento e habilidades de negociação, mas eles não vão ser suficiente por si só para transformá-lo magicamente em um Trader consistente.
O ingrediente que falta aqui é a experiência do mundo real na frente das telas por um longo período de tempo (deixe-me reiterar a palavra ‘longo’ aqui).
A experiência de negociação e a intuição que a acompanham não podem ser compradas, é simplesmente algo que você tem que viver em tempo real e experimentar por si mesmo. Eles dizem 10.000 horas de experiência em negociação e você será um especialista, e eu não discordo disso.
O custo da educação é irrelevante
A maioria dos ricos e da elite deste mundo não frequentou ou terminou a universidade , não pagou grandes somas por um diploma sofisticado. Eles desenvolveram uma fome de sucesso e uma fome de conhecimento, e uma vez que você desenvolve isso, nada pode detê-lo.
Com o Google, acesso a livros e cursos acessíveis em toda a internet, você está no MELHOR período da história do mundo para começar a aprender sobre negócios, investimentos e trading.
Nenhum diploma ou curso de treinamento que custe um braço e uma perna vai te ensinar o que a experiência do mundo real pode te ensinar, e em um espaço de tempo muito mais curto também.
Pelo resto de sua carreira de trading, nunca pense ou acredite que pagando mais você está recebendo mais.
Como eu disse anteriormente, ouço regularmente histórias de nossos seguidores e membros sobre como eles gastaram grandes somas de dinheiro participando de cursos, seminários, comprando software e/ou investindo no serviço de conta gerenciada de educadores.
Estas são situações em que o trader literalmente acaba gastando tanto dinheiro que acaba não tendo dinheiro suficiente para começar a crescer uma conta de negociação real .
Eles efetivamente terminaram antes mesmo de começar. Na minha opinião, teria sido melhor usar todo esse dinheiro para investir em sua própria conta de negociação ao vivo, pelo menos você tem a chance de ganhar dinheiro e também aprender algo tangível ao longo do caminho. Melhor no seu bolso do que no de outra pessoa!.
Conclusão
Acredito que este artigo franco sobre vários aspectos da indústria de comércio fez com que você se sentasse e prestasse mais atenção ao que realmente está acontecendo ao seu redor.
Espero que daqui em diante você abra seus olhos e sua mente para a possibilidade de que nem tudo é o que parece e o que você está ouvindo por aí pode não ser uma informação válida.
A internet é um mar de opiniões, é um lugar onde as pessoas recontam histórias e re-compartilham ideias que nem sequer são suas próprias ideias e não são apoiadas por experiências ou pesquisas do mundo real.
O que eu quero que você faça é desenvolver suas próprias maneiras de filtrar informações e filtrar recursos de informações da melhor maneira possível e, em caso de dúvida, pesquisar um pouco mais e pensar um pouco mais sobre o tópico em questão.
Encontre mentores e recursos nos quais você possa confiar, entre em contato para obter ajuda, se precisar.
Apenas saiba que em algum momento, você terá que dar um salto de fé e decidir em qual pessoa/mentor ou recurso de informação você quer confiar como fonte. Meu conselho é manter o número de fontes para poucas, caso contrário, você pode se encontrar em um ciclo de paralisia e frustração de análise, e Deus me livre, até mesmo paranóia.
Se você não obtiver os resultados que procura com essas fontes após um compromisso de longo prazo, siga em frente e tente outro, mas não fique cortando e mudando constantemente.
Quando há um viés capitalista extremo para tirar seu dinheiro, você deve estar explicitamente ciente de que será vítima constante de uma indústria que está fazendo parte e manter uma ideia de ‘consenso’ do que é negociação e como um comerciante deve pensar e agir.
Agora você sabe, lendo os ‘segredos’ que compartilhei acima, que o que a indústria de negociação lhe diz que é a negociação e como ela funciona nem sempre é preciso. Para sobreviver, você precisa ser mais inteligente do que a indústria e precisa manter a mente aberta.
Em artigos futuros, vou expandir alguns dos tópicos individuais que apresentei acima. Então fique ligado.
O que abriu seus olhos no artigo de hoje? Com o que você concordou ou discordou?
Que segredos deixei de discutir que você acha que os traders precisam conhecer? Deixe seus pensamentos na seção de comentários abaixo.
Boa negociação,