O que são Médias Móveis?

Assim como uma média comum, aquela que você conhece do tempo de escola, na qual você quer, por exemplo, calcular a média da nota de 10 alunos, somamos essas 10 notas e dividimos por 10, para se obter o resultado da média, também aplicamos esse mesmo raciocínio para o cálculo da média móvel,
Portanto, utiliza-se N períodos do preço e divide-se por N para saber qual o comportamento médio dele durante determinado período.
Vejamos como se forma a Média Móvel Simples de 200 períodos.
Para formá-la usamos 200 Candles e tira-se uma média da informação de fechamento, no caso, dos últimos (mais recentes) 200 Candles, mas não necessariamente precisa ser a informação de fechamento deles, pode ser de abertura, da máxima ou da mínima, no entanto, por padrão, usamos o preço de fechamento para o cálculo.
Assim o valor atual da média corresponde ao resultado do cálculo feito, e a cada novo candle que se forma o primeiro (mais antigo) é descartado e adicionamos o mais recente, gerando uma nova informação para a média, assim ela se move conforme as últimas 200 informações no caso do nosso exemplo.

Na prática a linha exibida no gráfico está justamente fazendo esse cálculo explicado no slide anterior. Porém para facilitar sua vida o indicador é automaticamente calculado e exibido em suas plataforma ou home broker
O mais importante é entender que é assim que o cálculo dela funciona para ir se “movendo” no gráfico.
Como resultado, forma-se essa linha vermelha como no gráfico ao lado, mostrando para onde o fechamento está indo a longo prazo, suavizando a informação do preço, mostrando se a informação de fechamento está subindo ou descendo.
Isso te ajuda na tomada de decisão.
Quais os tipos de Médias Móveis?

As médias móveis mais usadas são as simples ou exponenciais.
A diferença da média móvel simples, para a média móvel exponencial está na forma como cada uma é calculada.
Na média móvel simples todas as informações, no caso a média de 200 períodos, têm o mesmo peso e tira-se uma simples média desses valores, enquanto que, na média móvel exponencial os últimos Candles têm maior peso na hora de tirar a média, isso a torna mais suavizada do que a média móvel simples.
Exemplo de uso das Médias Móveis
Uma estratégia muito usada com médias móveis é colocar duas médias no gráfico: uma de curto prazo, por exemplo, de 10 períodos e outra de longo prazo, por exemplo, de 50 períodos e cada vez que essas médias se cruzam é efetuada a compra ou venda no ativo.
Assim, se a média de curto prazo cruza para cima da média de longo prazo, compra-se o ativo, e caso essa média de curto prazo volte a cruzar para baixo da média de longo prazo, então é feita a venda.
Veja imagem a seguir:

Exemplos práticos
Vejamos mais alguns exemplos no gráfico para entender mais a respeito das médias e como elas são inseridas e usadas.
E ai gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.