Um dos Indicadores mais Poderosos: Conheça os Canais de Donchian!

Um dos Indicadores mais Poderosos: Conheça os Canais de Donchian

São linhas formadas de acordo com as máximas e mínimas dos Candles.

Os canais, da mesma forma que a média, são calculados sobre N períodos.

Esses canais são formados por três elementos, um canal superior,  um canal inferior e uma linha central, conforme imagem a seguir.

A Linha central geralmente é muito pouco usada, apenas coloquei na imagem para você saber que ela existe, mas geralmente trabalha-se com as linhas superiores e inferiores.

O Canal de Donchian é um indicador muito útil pois ele dá informações muito importantes em relação ao preço, como por exemplo, locais onde o preço vence uma máxima ou mínima dependendo da configuração do canal e também te mostra se preço está mais ou menos volátil pelo espaçamento/encurtamento do canal.

Se um preço está estável, então o Canal de Donchian será relativamente restrito.

Caso o preço comece a oscilar muito, então o canal Donchian será ampliado.

Canais de Donchian – Como usar

Um dos Indicadores mais Poderosos: Conheça os Canais de Donchian 2023

Esse indicador foi desenvolvido por Richard Donchian, o pai do Trend Following, que significa seguidor de tendência, em inglês.

O tamanho do canal também ajuda a identificar a volatilidade do ativo, caso ele esteja muito volátil, ou seja, variando demais, o canal se expande, ficando largo, caso esteja pouco volátil, ou seja, variando pouco, o canal fica estreito.

Da mesma forma que as médias móveis, existem diversas estratégias que podem ser desenvolvidas com o uso dos Canais de Donchian.

Um indicador simples e muito eficiente, como por exemplo, cada vez que o preço rompe/cruza o canal superior efetua-se a compra, e quando o preço rompe/cruza canal inferior, efetua-se a venda.

Em relação a essa estratégia, no exemplo abaixo a linha central foi removida por não ter muita utilidade prática, pois conforme explicado, a compra acontece no canal superior e à venda no canal inferior.

E ai gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *