Liquidez

A liquidez determina a facilidade com que conseguimos comprar ou vender determinado ativo.
Operar ativos que ofereçam essa facilidade é muito importante, pois não adianta sabermos a que preço entrar e sair se na hora “H” não houver ninguém nesses patamares de preço para ser a contraparte do negócio.
Fazendo uma simples analogia, a liquidez é como se você estivesse em um mercado mas não tivesse quase ninguém ou pouca gente para comercializar um produto. Você naturalmente teria mais dificuldades, já em um outro local com mais liquidez, ou seja, mais gente, fica mais fácil realizar suas negociações.
Você precisa de Liquidez para operar
Essa é uma questão fundamental que as pessoas insistem em ignorar. Para que os sinais gráficos sejam confiáveis, precisa-se buscar ativos que tenham uma boa liquidez.
Porque quanto menor a liquidez de um ativo, mais comprometida e difícil fica a credibilidade gráfica dele. Isso ocorre porque o volume é fruto da atividade dos participantes.
Quando há poucos participantes, os sinais podem refletir opiniões distantes da opinião do restante do mercado, não encontrando adesão.
Entenda que quem movimenta o mercado são os grandes fundos e grandes players, então se você entra em um ativo com uma quantidade limitada de participantes, geralmente são pessoas com pouco financeiro e isso torna incapaz de sustentar os movimentos por longo prazo, fazendo-os frágeis.
Quando temos alta liquidez, o movimento se torna mais forte e tende a durar, tornando o movimento mais consistente.
Olhando Liquidez pelo Book de Ofertas
Uma forma de avaliar a liquidez é observar o movimento e o spread entre as ofertas no livro de ofertas.
Apesar do book mudar bastante de acordo com o momento da negociação, pode-se notar certa constância na quantidade de ofertas presentes no livro de ofertas e os spreads de preço entre elas.
Não são aconselhados ativos com grandes spreads ou que, apesar de um spread pequeno, o volume financeiro das ofertas seja pequeno demais para absorver uma oferta maior de papéis num mesmo patamar de preço.
Importante: Não estou dizendo para operar pelo movimento do book de ofertas, na verdade não faço isso. Apenas comento aqui que verificar o livro te dá uma ideia de quão liquido um ativo é ou não para que você possa operar com tranquilidade sabendo que tem mais pessoas e financeiro para receber a sua ordem na outra ponta, seja comprado ou vendido.
E como medimos a liquidez?
Te apresento o indicador: Volume
Com esse indicador conseguimos verificar a quantidade de negócios realizados em determinado ativo ao longo do tempo.
Portanto, o volume é bastante utilizado para mostrar o grau de interesse das pessoas.
Nota-se que muitas vezes, quando o ativo está entrando em tendência, seja de alta ou de baixa, o volume geralmente vai aumentando e isso significa liquidez.
A liquidez indica que cada vez mais pessoas estão negociando aquele papel, o interesse está aumentando em relação a esse ativo, e isso serve muitas vezes de ajuda na confirmação para entrada na operação, seja para iniciar uma operação de compra ou de venda.
Este indicador em geral fica localizado na parte inferior do gráfico, conforme imagem.

E ai gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.