Os Tipos de Gráficos mais usados e que voce deve conhecer

Gráfico de Linhas

É o mais simples de todos os gráficos.

Apenas exibe através da formação de uma linha contínua os preços de fechamento de um determinado período.

Muitos analistas que usam este tipo de gráfico acreditam que os preços de fechamento são os preços críticos do mercado para determinado dia.

Na imagem ao lado, veja a linha continua do preço de fechamento.

Gráfico de Linhas

Gráfico de Barras

O gráfico de Barras também apelidado por “OHLC” é mais elaborado do que o gráfico de linha, porque fornece algumas informações adicionais muito valiosas.

Por ele podemos ver preços de abertura, fechamento, máxima e mínima para cada barra.

É justamente daí que vem seu nome, OHLC, a abreviação de “Open High Low Close”.

Veja um exemplo de gráfico de barras ao lado. 

Note que a cor das barras varia de acordo com o movimento do preço, ou seja se a barra é verde quer dizer que o preço subiu no período (abertura menor que o fechamento) e vermelho se caiu (abertura maior que o fechamento).

Gráfico de Barras

Gráfico de CandleSticks

Esse sem dúvida nenhuma é o gráfico mais usado por Traders e investidores no mercado financeiro, devido a sua riqueza de informações e ao mesmo tempo por continuar sendo uma forma simples de entender o comportamento do preço.

Que basicamente contém as mesmas informações do gráfico de barras, porém acrescendo somente um corpo a cada candle, também chamado de vela, conforme imagem ao lado.

Esse é o meu favorito 🙂

Gráfico de CandleSticks

As velas verdes significam que houve um período de alta, quer dizer que, o preço começou o período (abriu) em um valor mais baixo e fechou este mesmo período em um valor mais alto.

E as velas vermelhas justamente o oposto, significa que o preço começou o período em um valor mais alto e fechou este mesmo período em um valor mais baixo, fechando em baixa.

Quando digo período, entenda como um intervalo de tempo, exemplo: para um Day Trader um período pode representar 5 minutos, isto é: a cada 5 minutos ele terá um candle novo, já para um Swing Trader um período pode representar 1 dia, assim cada 1 dia ele terá um candle novo, isso o que vai ditar esse período. É justamente pelo tempo gráfico (Time Frame), que sabemos a modalidade operada.

Leia mais de forma mais aprofundada sobre os Tempo gráficos nessa matéria

Exemplos práticos

Veremos agora mais exemplos de cada um dos tipos de gráficos para ficar mais claro as características e diferenças de cada um

E ai gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *