O que é o padrão de Topo Duplo?
É um padrão gráfico (uma figura de reversão) que sinaliza a mudança de uma tendência de alta para baixa.
E como ocorre a formação do padrão?
Geralmente o topo duplo é formado por dois topos consecutivos do preço que são separados entre si por um fundo.
A formação do padrão se assemelha à letra M.
Os topos costumam a ocorrer em uma faixa próxima ou mesma faixa de preço, podendo ser ligados por uma linha horizontal que funciona como resistência.
É aceitável uma leve inclinação desta linha. O fundo entre os topos funciona como uma região de suporte e tem papel fundamental na confirmação do padrão.

Topo Duplo e suas principais características
1º Ponto: Ocorre dentro de uma tendência de alta. Isto significa dizer que topos começam a formação do padrão uma vez vindo da tendência.
2º Ponto: Projeção – a projeção nada mais é que o objetivo de baixa que o preço pode atingir após romper o suporte.
E como é calculada esta projeção?
Simples: basta pegar a altura do padrão, medir sua distância vertical entre a linha que liga os topos e a mínima do fundo, e projetá-la para baixo da linha de suporte após a confirmação do mesmo, ou seja, após o preço ultrapassar o suporte.
E o padrão de Fundo Duplo?
É um padrão gráfico (figura de reversão) que sinaliza a mudança de uma tendência de baixa para uma de alta.
Certo, mas como ocorre a formação do padrão?
Geralmente o fundo duplo é formado por dois fundos consecutivos que são separados entre si por um topo.
A formação do padrão se assemelha à letra W.
Os fundos costumam ocorrer em uma mesma faixa de preço, podendo ser ligados por uma linha horizontal que funciona como suporte.
É aceitável uma leve inclinação desta linha. O topo entre os fundos funciona como resistência e tem papel fundamental na confirmação do padrão.

Diferenças entre TOPO DUPLO e fundo duplo
Enquanto o topo duplo é formado por dois topos consecutivos separados por um fundo, o fundo duplo, logicamente é o inverso. Logo, o fundo duplo é formado por dois fundos consecutivos separados por um topo no meio.
Fundos duplos ocorrem quando o preço do ativo está vindo de uma tendência de baixa, atingindo duas vezes seguidas o seu preço mínimo, em uma região do suporte. E atingiu no meio do caminho um preço alto entre os fundos, formando no gráfico uma figura bem semelhante à letra W.
Da mesma forma como ocorre no topo duplo, os fundos duplos precisam estar na mesma linha de preço, ou aproximada, de forma que possam ser ligados por meio de uma linha reta, que representa o suporte.
O fundo duplo pode indicar uma reversão da tendência de baixa, uma vez que a região do suporte mostrou que o preço não conseguiu se desvalorizar mais que aquele ponto e que o mercado está caminhando para uma valorização do ativo.
Quando acontece o rompimento do padrão
O topo duplo pode seguir dois caminhos, o de reversão da tendência de alta que o ativo estava, ocorrendo a queda dos preços abaixo da linha de suporte que tinha sido formada e o caminho do rompimento.
Ou um rompimento do topo quando ao invés de o preço do ativo começar a cair depois de atingir o segundo topo, ele quebra a resistência que foi formada e valoriza ainda mais. Assim, pode ser um indicativo de continuação da tendência de alta que o ativo estava, ou seja, não há reversão de tendência.
Mas é preciso ter cuidado, pois existem falsos rompimentos, por isso, reforço a importância de utilizar técnicas combinadas para buscar a confirmação ou não de algum padrão.
Assim como todas as demais técnicas de análise gráfica, esta também requer um pouco de prática e dedicação diárias.
Porém, acredito que você conseguiu perceber que não é de difícil identificação, e com o tempo você certamente treinará o seu olhar e conseguirá perceber em menos tempo.
Exemplos – Topos Duplos e Fundo Duplos
Muito importante repetir que esses padrões sozinhos não são garantia de que a tendência irá reverter, então sempre é recomendável se basear em demais técnicas e indicadores para apoiar a análise.

Vamos ver a seguir exemplos através de gráficos que contenham Topos Duplos e Fundos Duplos para fixar melhor o conhecimento.
E ai gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.