Suportes & Resistências
Suportes e Resistências são os padrões mais utilizados na análise técnica.
Um conceito simples de ser compreendido porém muitas vezes difícil de ser dominado.
Esta técnica identifica níveis nos quais o preço reagiu no passado, seja revertendo a direção dele ou ultrapassando a região e formando uma nova região posteriormente.
A memória de preço nesses níveis pode dar pistas para o comportamento futuro do preço.
Existem muitas formas de identificar esses níveis e aplicá-los em suas operações.

Níveis de suporte e resistência podem ser pontos de reversão identificáveis, áreas de congestão ou níveis psicológicos (números inteiros / arredondados aos quais os Traders atribuem significados).
Um coisa importante a saber é que quanto maior o tempo gráfico observado, mais importantes os suportes e resistências se tornam.
Exemplo observar um suporte e resistência que acontece nos 5 minutos tem menor força do que um suporte ou resistência acontecendo em um tempo gráfico Diário ou Semanal por exemplo.
Como são regiões onde o preço permanece formando topos e fundos dentro de uma faixa de preço, através de linhas traçadas, podemos visualizar com mais facilidade e identificar essas regiões.
Veja como exemplo a imagem acima.
Note como o preço em certos pontos “testa” uma região e toma uma ação, depois quando vai para outro patamar, faz um outro “teste” e novamente toma uma ação. Essas regiões de suporte e resistência são pontos chaves usadas por muitos para tomada de decisão.
Exemplos práticos
Vejamos mais alguns exemplos no gráfico para entender mais a respeito dos suportes e resistências do preço.
E ai gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.