Um dos componentes mais importantes no planejamento de uma operação é a escolha do time frame. O time frame indica a duração esperada da sua operação. A visão clássica atribui às operações a classificação de Day trade, swing ou Position. A visão de Trend Following dá ênfase ao frame de análise de tendência. Falaremos sobre essas duas visões a seguir.
Pela visão clássica, suas operações serão de Day Trade (início e fim em um mesmo dia), Swing Trade (duração de 1 a 10 dias) ou Position Trade (duração de 1 a 12 semanas). Além, pela abordagem clássica, associado ao time frame também está a expectativa de retorno associado à operação. Day Trade tem uma expectativa de retorno de 0,5 a 2%; Swing Trade de 2 a 5% e Postion Trade de 5 a 15%.
Já a abordagem de Trend Following não se importa muito com o tempo de duração de uma operação, e nem com a expectativa de retorno da mesma. Por Trend Following, uma operação deve durar enquanto a tendência estiver alinhada, e deve dar o retorno que o movimento de tendência permitir. Não há, portanto, expectativas prévias frente a estes critérios.
Quando falamos de time frame em uma operação de tendência essencialmente nos referimos a qual janela de tempo será utilizada para determinar a tendência de um ativo. Os time frames mais usuais são os de 15 minutos, 60 minutos, diário e semanal. Porém, os conceitos e ferramentas utilizados são válidos para qualquer outro time frame (1 minuto, 30 minutos, mensal, etc.).
O time frame influencia na duração das nossas operações de maneira colateral. Naturalmente, uma operação que utiliza o time frame de 15 minutos terá uma duração menor que o de uma operação de 60 minutos, que por sua vez terá uma duração menor que uma operação do diário, etc. Isso ocorre não porque classificamos previamente a duração das nossas operações, mas tão somente porque uma tendência detectada em um time frame mais curto, se exaure de forma mais rápida. Com a taxa de retorno também ocorre o mesmo, isto é, operações baseadas em time frames mais curtos, tendem a gerar um retorno menor, enquanto que operações baseadas em time frames mais longos tendem a gerar retorno maiores.
Partindo das informações acima, o trader deve fazer uma análise da sua personalidade e então escolher o time frame que mais se adéqua a ela. Essa escolha é algo de foro íntimo. Basicamente, quanto mais ansioso for o trader menor será o time frame de operação. Uma pessoa muito ansiosa tende a entrar em conflito com o time frame semanal. Uma pessoa que não gosta de acompanhar o mercado constantemente não terá bons resultados com o time frame de 15 ou 60 minutos.
Independente do time frame escolhido, nossas análise usam sempre a janela superior para dar consistência a uma análise. Uma tendência detectada na janela de 15 minutos tem maiores chances de se consolidar se a tendência vigente na janela de 60 minutos estiver em acordo. Uma tendência detectada na janela do diário tem maiores chances de se consolidar se a tendência vigente na janela do semanal estiver em acordo. Sendo assim, as possibilidades mais usuais para o Trend Following são:
Time frame de 15 minutos, com suporte da janela de 60 minutos.
Time frame de 60 minutos, com suporte da janela do diário.
Time frame do diário, com suporte da janela do semanal.
Time frame do semanal, com suporte da janela do mensal.
Ao operador cabe definir qual é o time frame que mais se adéqua a sua personalidade, e então utilizá-lo para o planejamento das suas operações.
Texto retirado do TraderTranquilo