Como negociar com sucesso o padrão Cup & Handle

Nesse artigo vou te explicar como operar com sucesso o padrão cup and handle para que voce possa tirar grandes lucros do mercado, o cup & handle é um padrão extremamente eficiente e muito confiável.

Ah! mas antes mesmo de falar sobre ele quero deixar uma dica imperdível aqui pra voce. Se é novo aqui e ainda não conhece meu curso que lancei na Udemy que vai te ajudar a se tornar fera na analise técnica não deixe de conferí-lo já, só clicar no link abaixo para ter mais informações:

Domine Análise Técnica e Vença na Bolsa de Valores!

Bem vamos lá!

Negociar uma ação com base em padrões gráficos é um fenômeno bastante comum no mercado para os profissionais, geralmente o amador desconhece o uso deles ou não sabe como operá-los corretamente.

Os padrões são formados quando o preço de um ativo se move de uma forma que se assemelha à uma forma geométrica, por exemplo ganha a aparência de um retângulo, triângulo, cup and handle e etc.

Algo super legal sobre os padrões é que eles podem ser facilmente localizados, com uma vista treinada obviamente, e através deles determinado um bom ponto de entrada adequado (ajudando a ter timing na operação) com um risco/ganho predefinido por parte do trader.

Esses padrões nada mais são além de simples ferramentas que funcionam em trading por meio da análise técnica.

Hoje, neste artigo, falaremos sobre o padrão Cup & Handle, como negociá-lo e coisas que você deve ter em mente em relação a esse setup e assim conseguir uma negociação lucrativa.

O que é padrão Cup and Handle?

Esse padrão foi desenvolvido por William O Neil e discutido pela primeira vez em seu livro “How to make money in stocks”. Esse padrão é considerado um dos melhores e mais importantes para ganhar dinheiro no mercado de ações.

A parte “Cup” desse padrão (ou seja a xícara, traduzindo em portugues) é geralmente em forma de U e o Handle (a alça) é basicamente o retrocesso do topo anterior até cerca de 1/3 da altura vertical do Cup. Esse padrão basicamente mostra um período de consolidação seguido por um breakout (rompimento).

O padrão Cup & Handle pode ser visto como um padrão de continuação ou de reversão, iremos explorar esses exemplos a seguir.

Um padrão de continuação é formado quando o preço já vem de uma tendência definida de alta por exemplo, e seguida ocorre uma consolidação na forma do padrão Cup & Handle e, em seguida então, a tendência de alta continua após o rompimento desse padrão.

Veja o exemplo abaixo de como funciona:

O que é padrão Cup and Handle?

Por outro lado, o padrão de reversão ocorre após uma tendência de baixa prolongada e reverte a tendência anterior.

após uma tendência de baixa prolongada

Algo muito importante notar é que esse e qualquer padrão pode ser formado em qualquer período de tempo, desde alguns minutos até gráficos semanais e mensais. Porém, quanto maior o for o tempo gráfico, melhores as chances de sucesso após o rompimento.

Pontos importantes:

1º Cup

O cup (copo) geralmente tem a forma de “U” e pode ser considerado como um fundo arredondado com alturas quase iguais em ambos os lados. No entanto, em forma de “V” também se qualifica como um padrão de Cup ¨& Handle (xícara e alça), mas a convicção é muito maior na forma de “U” devido à consolidação na parte inferior.

2. Handle

Em relação à Handle (alça) é geralmente o recuo da extremidade superior do Cup (copo) que pode ser arredondado, triângulo ou um canal descendente. Normalmente, a retração é cerca de 1/3 do tamanho do avanço anterior.

3. Padrão do volume

O rompimento da resistência da alça (Handle) deve ser acompanhado por um aumento de volume, isso melhora a probabilidade de sucesso da continuação da tendência.

4. Período

A xícara (Handle) em gráficos semanais e mensais geralmente se forma ao longo de um período de 1-6 meses. ou até mais aqueles formados. A alça forma geralmente ao longo de um período de 1-4 semanas ou até mais, dependendo do período de tempo do Cup (Xícara).

Nota: algo que precisa ficar destacado é que cup & handle obviamente podem ter tamanhos diferentes, uns menores e outros maiores (levando mais ou menos dias pra formar), é justamente essa a parte da “art” de trading, por isso operar na bolsa não é uma ciência exata, é necessario a análise e experiencia do trader para operar os padrões gráficos.

5. Alvo

O alvo projetado do breakout (rompimento) é geralmente a distância vertical do alto ao fundo do copo (Cup).

6. Posicionamento do Stop Loss Inicial

Uma ideia é posicionar o stop loss no ponto mais baixo da alça e ir subindo à medida que o ativo atinge uma área mais alta, isso depende claro sempre da apetite e estratégia de risco do trader.

Cup and Handle – Exemplos

 

Para ficar mais fácil vamos entender esse padrão com a ajuda de exemplos.

Cenário 1: Como um padrão de continuação

Este é um exemplo de Cup and Handle como um padrão de continuação no Nifty News que foi formado em um período de cerca de 2 anos. O índice testemunhou uma quebra do padrão juntamente com uma lacuna que confirmou uma força adicional.

A meta mínima mostrada por uma linha azul vertical (distância do alto ao fundo do copo) foi alcançada em menos de um ano.

Cup and Handle – Exemplos

Cenário 2: Como um padrão de reversão

Este é outro exemplo do padrão Cup and Handle mas agora como um padrão de reversão que foi formado recentemente no Açúcar Dhampur.

Se você olhar para a alça (handle), parece mais um rompimento de triângulo ascendente e a ação teve um rali afiado pós-rali em um período de apenas 2-3 semanas.

Como um padrão de reversão

O legal sobre o padrão Cup & Handle é que ele tem uma alta taxa de sucesso junto com uma boa recompensa de risco. Mas você não pode esquecer de colocar seu stop loss e fazer o trailing dele conforme o preço sobe.

Além disso, você deve monitorar de perto o volume, pois as rupturas com volume baixo têm menor probabilidade de se extender. Se voce quiser você também pode confirmar a força da ruptura com base em outros parâmetros técnicos.

Grande Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *