O que são Tempos Gráficos?

O que são Tempos Gráficos?

Quando estudamos o movimento do preço precisamos entender que o próprio preço pode ser representado em diferentes horizontes de tempo (escalas de tempo).

Assim você pode acompanhar o que está acontecendo com uma ação (como a VALE3 por exemplo) em termos de movimentação Diária, e também como em movimentação de 5 minutos.

Por isso é necessário entender qual ou quais horizontes de tempo você pretende trabalhar e observar. 

A unidade de tempo usada de gráfico chama-se período, ou frequência de informação se assim desejar chamar.

No mercado financeiro, esses períodos são divididos em dois principais grupos, de acordo com o histórico de preços considerado.

Vejamos a seguir quais são esses grupos principais.

Quais os tipos de Tempos Gráficos?

Gráficos do Tipo Intraday: Chamamos assim gráficos com período inferior a um dia: exemplo gráficos que mostram informações de minuto a minuto ou de hora em hora. Muito utilizado para operações de DayTrade (compra e venda no mesmo dia)

Gráfico do Tipo Diário: Chamamos assim gráficos com período igual ou superiores a um dia que mostram o preço em termos de dia(s), semana(s), mês(es) ou até ano(s) Mais utilizado para análises de médio e longo prazo.

Perfil do Trader x Tempo gráfico operado

Muito importante entender que o operador deve sempre considerar o tempo gráfico que irá utilizar por causa do seu próprio perfil operacional.

Exemplo: tempos gráficos muito rápidos (exemplo 5 ou 10 minutos) exigem maior foco, mais tempo na frente da tela, e maior controle emocional, sendo muito usado por Day Traders.

Já tempos gráficos maiores como Diário ou Semanal não exigem tanto tempo e foco olhando para tela, assim se torna relativamente mais fácil fazer suas operações.

Avalie e conheça o seu perfil operacional para definir qual o tempo gráfico da sua estratégia, isso é de extrema importância para ter bons resultados como operador.

Exemplos práticos

Vejamos mais alguns exemplos de tempos gráficos para entender mais a respeito de como funcionam.

E ai gostou da matéria? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *